Desbravando os encantos do “Caminho de Moisés” em Lucena, Paraíba
17 de março de 2024 - 10:00

    E aí, galera aventureira! Hoje eu topei a parada de explorar um cantinho top na Paraíba que pouca gente conhece: o “Caminho de Moisés” em Lucena. Se você curte uma praia show de bola, esse rolê é pra você!

    Perto da capital dos paraibanos, João Pessoa, Lucena manda ver nessa obra da natureza que deixa geral de boca aberta. É um daqueles lugares que não tá no radar turístico padrão, mas que guarda uns paradas muito legais. Só sossega na cadeira porque a viagem e os visus naturais começam já na pista rumo a esse paraíso. Cola comigo nessa trip!

Entre coqueirais e túneis de bambu: a jornada rumo ao paraíso de Lucena

    Logo de cara na estrada que vai pra cidade, o rolê já começa com um coqueiral sinistro dos dois lados. É tanto coco que sai daquele lugar que dá pra abastecer o Nordeste todo, brother. E aí, depois vem uma surpresa: atravessar um túnel formado por um bambuzal que parece saído de um filme. Tira um tempinho pra parar e tirar umas fotos porque o bagulho é lindo e diferentão. Só não estaciona em qualquer lugar, pra não arrumar confusão. Pertinho da chegada vai pegar um trechinho de areia mas é tranquilo qualquer carro passa.

    O nome “Caminho de Moisés” tem lá seu porquê. Na maré baixa, uma faixa de areia se forma no mar, tipo a história bíblica de Moisés abrindo o Mar Vermelho. Mas deixa a comparação de lado, o que importa é que o lugar é bonito pra caramba.

Mistérios bíblicos e piscinas naturais: descobrindo as maravilhas do Caminho de Moisés

    Pra quem curte tirar umas fotos, já pode ligar as câmeras e proteger os celulares, porque cada pedacinho desse paraíso tem uma paisagem de tirar o fôlego. A vista do meio lá do meio mar é coisa de doido. Tem gente que vai até o final da faixa de areia só pra ver a cidade lá longe. Dá pra enxergar até a cidade vizinha chamada Cabedelo do outro lado do rio Paraíba e, olhando pro norte, as falésias da praia de Bonsucesso ainda em Lucena.

    Quem curte esportes aquáticos se joga nas motos aquáticas, mas tem os que preferem só relaxar com um guarda-sol na beira do caminho, onde formam umas piscinas de águas quentinhas e de boa. A molecada se esbalda.

    Chegar em Lucena é facinho. Saindo de João Pessoa, é rapidinho pela BR 101, ou se quiser uma aventura diferente, pega a balsa em Cabedelo. Dá pra fazer um caminho na ida e na volta, só escolher. Se tá vindo de Recife ou Natal, demora um pouquinho mais, mas nem é tanto. De qualquer lugar dá pra sair de boa de manhã, aproveitar um banho de mar, mandar um peixe frito nas barracas da praia e voltar pra casa na hora do jantar. Só não esquece: se beber, passa a direção pra um brother da vez. Dá uma olhada no mapinha que o Esquenta Nordeste montou pra tu no pé desta reportagem que é sucesso. E cuida a maré viu! O top é maré zerada ou bem baixinha para o caminho se abrir legal.

    Então, se você tá afim de um passeio fora da curva, cheio de paradas diferentes, o Caminho de Moisés em Lucena é o programa certo. Bota protetor solar, chapéu, enche a garrafa d’água e se joga nessa aventura cheia de mistérios naturais. Quem sabe que paradas diferentes você descobre pelo Caminho de Moisés? É nóis!