Conheça o Forte que desempenhou um papel vital na proteção do território brasileiro.
Fonte: https://www.cultura.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=5666&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=Fortaleza+dos+Reis+Magos
O Forte dos Reis Magos, em Natal, foi construído a partir de janeiro de 1598, antes mesmo das primeiras casas da atual capital do Rio Grande do Norte surgirem, desempenhou um papel vital na proteção do território brasileiro contra as investidas francesas. Sua imponente estrutura de pedra foi erguida sobre as rochas de um arrecife que se tornava uma ilha durante a maré baixa, apresentando a planta em formato de estrela.
Ao longo do tempo, a fortaleza fortificou-se com uma impressionante artilharia, incluindo dezenas de canhões de bronze e ferro, e foi guarnecida por um destacamento de 200 homens. Nos séculos seguintes, passou pelas mãos dos holandeses. Foi tombado pelo IPHAN em 1949. Em 2005, com apoio do IPHAN, o Forte passou por uma restauração.
Dentre as preciosidades do acervo, destacam-se canhões e o emblemático Marco de Touros, que simboliza a posse portuguesa da Terra de Santa Cruz. O Forte dos Reis Magos, mais do que uma estrutura de pedra, é um guardião vivo da história de Natal e do Brasil, testemunha silenciosa das épocas que moldaram nossa nação.